FAQ

Perguntas Frequentes
(frequently asked questions) 

Este espaço é destinado a todos os clientes ou futuros clientes da Electrogas
e pretende esclarecer algumas questões que nos são apresentadas regularmente

 

Como posso efectuar o contrato de gás canalizado com a Electrogas, Lda?

Na nossa sede

Pode efectuar o contrato de gás canalizado, dirigindo-se directamente à nossa sede (veja onde estamos), com a seguinte documentação:

  • Bilhete de Identidade
  • Cartão de Contribuinte
  • Impresso de Débito Bancário com o respectivo NIB *
  • Comprovativo de Morada **

* Opcional para clientes que queiram efectuar o pagamento de gás canalizado via Débito Directo em Conta
** Contrato de arrendamento, cópia da escritura ou contrato de promessa de compra e venda

Nota: Pagamento disponível em Dinheiro, Cheque ou Multibanco

Via Postal

À documentação indicada acima deverá anexar os seguintes impressos:

  • Contrato de gás canalizado
  • Condições gerais de fornecimento e regras de segurança no uso do gás

Os mesmos deverão ser impressos em duplicado, o contrato devidamente assinado assim como as condições gerais devidamente rubricadas e enviadas para a nossa morada, juntamente com um cheque no montante de 146,00€ para pagamento dos seguintes serviços:

  • Abertura e Montagem de Contador de Gás - 45,00€ 1)
  • Despesas de Processo - 22,50€ 1)
  • Entidade Inspectora ao abrigo da portaria 362/2000 - € 50,00 1)

1) Aos valores apresentados acresce o Iva à taxa legal em vigor

OBS.:

Nota1: Os valores apresentados referem-se a contratos novos ou alteração de titular da instalação.
Nota2:
Caso seja necessário proceder à ligação dos aparelhos de gás ou montagem dos mesmos será aplicado a tabelas de preços em vigor para a prestação desses serviços.
Nota3: Apenas será possível instalar o contador de gás, caso o cliente já disponha de água ou luz nas suas instalações, assim como todos os aparelhos de evacuação de gases estejam em condições de funcionamento caso disponha (exaustor). Caso disponha de alguma dúvida não hesite em contactar-nos através no numero 289 824 736.

Como posso efectuar o pagamento das minhas facturas de gás canalizado?

Na nossa sede

Poderá dirigir-se directamente ao nosso escritório, pagamentos disponíveis em dinheiro, cheque, ou multibanco.

Na rede multibanco

Dirigindo-se a uma caixa de multibanco e efectuando uma TRB directamente para a nossa conta através do NIB 0033 0000 00017091557 22, o que implica enviar posteriormente por email ou fax um comprovativo de pagamento indicando o seu numero de cliente

Vale Postal

Dirigindo-se a um balcão dos CTT e envio de um vale postal para a morada da nossa sede indicando o seu numero de cliente, ou destacando a parte inferior da sua factura

Cheque

Destacando a parte inferior da sua factura anexando um cheque à ordem de Electrogas – Pereira & Viegas Lda, enviando posteriormente para a nossa morada sede

Sistema de Débitos Directos

Através do sistema de débito directo em conta, a opção mais confortável para si, recebendo antecipadamente a sua factura de gás, os valores da mesma serão descontados directamente da sua conta todos os meses. Adirá já imprimindo o seguinte ficheiro Débito Directo em Conta após preenchimento dos dados apresentados, e após confirmação por parte do seu banco com carimbo e assinatura, envie para a nossa sede o mesmo. Este serviço tem um custo adicional de € 0,50 + iva Poderá aceder ao aviso nº 1/2002 do Banco de Portugal, que explica os principais direitos e responsabilidades dos participantes deste sistema

Como é que é efectuada a facturação do gás canalizado?

A facturação do gás canalizado é efectuada mensalmente, efectuando as respectivas leituras entre os dias 20 e 25 de cada mês, devendo a factura ser efectuada entre o dia 25 e 30, devendo chegar ao cliente até ao dia 10 de cada mês.

Todas as leituras mensais serão do tipo real, podendo no entanto por motivos de força maior ou logística, ou por não ter acesso ao contador ser do tipo estimativa.

As leituras por estimativa, serão efectuadas tendo como base o consumo do cliente em meses anteriores, época do ano, sendo posteriormente a sua leitura corrigida logo que se efectue uma leitura real.

Serviços Prestados - Porque tenho que pagar mesmo sem consumo?

Os serviços prestados que aparecem na factura de gás, referem-se a investimentos, manutenção, inspecções do equipamento, seguros obrigatórios por lei, serviço de piquete etc.., que são cobrados independentemente do nível de consumo, uma vez que são serviços essenciais para que a nossa empresa possa prestar um serviço de qualidade com assistência a todos os nossos clientes.

O que devo fazer caso não tenha gás/rearmar o redutor de segurança?

Deverá primeiramente certificar-se que todas as válvulas dos equipamentos de gás que possui encontram-se fechadas.

De seguida deverá deslocar-se ao seu contador e rodar o manipulo branco com lista vermelha para a direita até que a cor vermelha obedeça a posição horizontal de fechado, posteriormente e devagar deverá rodar o mesmo manipulo para a esquerda lentamente, até a lista vermelha volta à posição vertical. Agora sim deverá abrir as válvulas do seu equipamento a gás e verificar o seu estado de funcionamento.

Caso a situação se mantenha por falta de gás, contacte os nossos serviços através do numero de piquete 91 390 47 47.

O que devo fazer caso de fuga ou cheiro constante a gás?

Primeiramente deverá dirigir-se ao contador de gás, ou válvulas de corte dos aparelhos de queima e fechar o mesmo.

Apagar todas as chamas nas proximidades tais como cigarros, fósforos, lareiras, etc… abrindo as janelas para arejar bem o local.

Não deverá acender ou desligar interruptores eléctricos ou outros aparelhos.

Chame o piquete de emergência, e caso a situação seja mais descontrolada ligue para o 112.